link para o portal da saúde - ministério da saúde
Instituto Fernandes Figueira

Doutorado - Inscrição e seleção

Processo Seletivo

1 - Primeira Etapa: 1ª Avaliação do Projeto
Nesta etapa, o projeto será avaliado pelo professor responsável de cada temática, levando em conta os seguintes critérios: (a) consistência dos objetivos e do método; (b) viabilidade de execução e (c) adequação do projeto à  área da Saúde Coletiva. O projeto do candidato será avaliado como "Aceito" ou "Não Aceito". No caso do não aceite do projeto, o professor responsável pela temática deve elaborar breve justificativa, expondo as razões para a recusa. Os candidatos cujos projetos não forem aceitos nesta etapa serão eliminados do processo seletivo.

2 - Segunda Etapa: Prova de Inglês

  • A prova de conhecimentos de língua inglesa é aplicada aos candidatos aprovados na primeira etapa. Neste exame o candidato deverá se mostrar apto a ler, traduzir e responder adequadamente às questões referentes a um texto escrito, compatível com a área da Saúde Coletiva. Será permitido o uso de dicionário inglês-inglês. 
  • O candidato é considerado APROVADO (nota mínima: 7,0 pontos) ou REPROVADO. Os candidatos considerados reprovados são eliminados do processo seletivo. 
  • São dispensados da prova de língua inglesa os candidatos que apresentem, junto com os documentos de inscrição, cópia autenticada de comprovante do TOEFEL (com pontuação 180), do IETLS (com resultado 6) ou de certificado de Michigan, Cambridge (FCE,CAE e CPE).

3- Terceira Etapa: 2ª Avaliação do Projeto

  • Os candidatos aprovados na segunda etapa têm seu projeto avaliado pela Comissão de Seleção, a partir dos seguintes critérios:

    a. adequação à  área da saúde pública;
    b. definição clara do objeto de estudo;
    c. definição clara dos objetivos;
    d. referencial teórico fundamentado;
    e. consistância e coerência do desenho metodológico e
    f. exeqüibilidade e originalidade do estudo proposto. 

  • Nesta etapa, o projeto também será avaliado pelo professor responsável pela temática, levando em consideração os seguintes critérios: (a) consistância dos objetivos e do método; (b) viabilidade de execução e (c) adequação do projeto à área da Saúde Coletiva. Serão aferidas notas de 0 (zero) a 10,0 (dez) ao projeto, cabendo à Comissão de Seleção atribuir nota de 0 (zero) a 7,0 (sete) e ao professor responsável pela temática atribuir nota de 0 (zero) a 3,0 (três). O candidato será considerado APROVADO (nota mínima 6,0 pontos) ou REPROVADO. Os candidatos considerados reprovados nesta etapa serão eliminados do processo seletivo.

4 - Quarta Etapa: Exame do curriculum vitae e entrevista 

  • O candidato aprovado na primeira, segunda e terceira etapas tem seu curriculum vitae avaliado e é entrevistado pela comissão de seleção. São atribuídas notas de 0 (zero) a 10,0 (dez), sendo que tanto o curriculum vitae quanto a entrevista são pontuados de 0 (zero) a 5,0 (cinco). Na análise do curriculum vitae são avaliados os seguintes aspectos: publicações científicas, experiÃncia em docência em nível superior e participação em pesquisa. Cada candidato é considerado APROVADO (nota mínima 6,0 pontos) ou REPROVADO. Os candidatos considerados aprovados nesta etapa poderão se matricular no Curso de Doutorado.

5. Informações Adicionais:

5.1 O preenchimento total das vagas fica a critério da Comissão de Seleção.

6. Bolsas de Estudo:

Aos candidatos selecionados não têm garantidas bolsas de estudo. Caso o Programa de Pós-Graduação receba bolsas oriundas de órgãos de fomento de pesquisa, a Comissão da Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher define a indicação dos bolsistas, com base em critérios das instituições de fomento de bolsas e a classificação do candidato, atribuída pela comissão de seleção.

IdeiaD