link para o portal da saúde - ministério da saúde
Instituto Fernandes Figueira

Mestrado - Inscrição e seleção

Processo Seletivo

1 - Primeira Etapa: Avaliação do Anteprojeto

  • Nesta etapa, o anteprojeto é avaliado pelos orientadores em termos de sua adequação à temática escolhida, à abordagem metodológica, à exeqüibilidade e coerência. O candidato é considerado Aprovado ou Reprovado, não sendo aferido grau ou nota. Os candidatos considerados reprovados nesta etapa são eliminados do processo seletivo.

2 - Segunda Etapa: Prova de Inglês

  • A prova de conhecimentos de língua inglesa é aplicada aos candidatos aprovados na primeira etapa. Neste exame o candidato deve se mostrar apto a ler e responder adequadamente as questões referentes a um texto escrito, compatível com o curso em questão. É permitido o uso de dicionário Inglês-Inglês. 
  • O candidato é considerado APROVADO (nota mínima: 6,0 pontos) ou REPROVADO. Os candidatos considerados reprovados são eliminados do processo seletivo
  • São dispensados da prova de língua inglesa os candidatos que apresentem, junto com os documentos de inscrição, cópia autenticada de comprovante do TOEFEL (com pontuação 180), do IETLS (com resultado 6) ou de certificado de Michigan, Cambridge (FCE,CAE e CPE).

3 - Terceira Etapa: Prova Escrita 

  • É aplicada aos candidatos aprovados na segunda etapa. A prova aborda questões temáticas relacionadas à Área da Saúde da Criança e da Mulher, formuladas a partir da bibliografia fornecida no edital. 
  • O candidato é considerado APROVADO (nota mínima 7,0 pontos) ou REPROVADO. Os candidatos considerados reprovados são eliminados do processo seletivo. São aceitos pedidos de revisão de prova a partir da data da divulgação do resultado desta etapa, num prazo máximo de até 24 horas.

4 - Quarta Etapa: Entrevista e Análise de Títulos

Esta etapa, cuja nota mínima para aprovação é 7,0(sete) consta de:
(a) Exame do curriculum vitae (via plataforma Lattes-Cnpq (www.cnpq.br) impresso e devidamente comprovado, e de análise do histórico escolar (com valor máximo de 4,0 pontos)
(b) Entrevista (com valor máximo de 6,0 pontos).

5. Informações Adicionais:

5.1. O preenchimento total das vagas fica a critério da Comissão de Seleção.

6. Bolsas de Estudo:

Aos candidatos selecionados não têm garantidas bolsas de estudo. Caso o Programa de Pós-Graduação receba bolsas oriundas de órgãos de fomento de pesquisa, a Comissão da Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher define a indicação dos bolsistas, com base em critérios das instituições de fomento de bolsas e a classificação do candidato, atribuída pela comissão de seleção.

IdeiaD